top of page

Untitled

👉🏻 Vamos começar definindo o que é trauma?


📚 🔎 De acordo com o neurologista Robert Scaer (2001) criamos, a partir de nossas experiências na vida, barreiras e limites de proteção e segurança. Um trauma é uma situação que rompe essas barreiras e limites e, faz com que a pessoa paralise no tempo e no espaço, pois excede todos os limites de segurança e suporte. A reação do nosso organismo para sobreviver a uma ameaça, é: FUGIR, LUTAR OU CONGELAR. Dessa maneira não envolve apenas a racionalidade, mas todo o sistema nervoso, causando alterações emocionais e comportamentais.


👇🏻 Diante disso é importante:


1. Não desmereça os sentimentos e os sintomas que a pessoa relata. Jamais diga que o que ela sente é bobagem.


2. O argumento do tempo, não funciona para uma pessoa traumatizada, pois o trauma tem o poder de se manter atual para a pessoa que sofre, portanto, não diga: “Mas, ainda isso, siga sua vida isso já passou.”


3. Não pressione a pessoa, acolha. Diga: O que posso fazer para você se sentir melhor.


4. Se for logo após a situação traumática, como por exemplo um acidente de carro, mesmo que não haja vítimas, não tome atitudes para evitar que a pessoa chore, ou tenha tremores corporais, deixe-a se expressar e apenas acolha. Evite sempre que possível oferecer calmantes, pois isso bloqueará o processo natural do organismo de se recuperar.


5. É natural que a pessoa tenha necessidade de falar sobre o que houve logo após um trauma, bem como é comum ser tornar um pensamento repetitivo, pois o organismo está buscando a autorregulação. Mas, se passar de três meses é importante que você possa dizer que a ajuda psicológica, talvez seja necessária para que a pessoa possa superar o sofrimento. (após 3 meses os sintomas podem se tornar um transtorno de stress pós-traumático- TPET).


Posts Em Destaque
Verifique em breve
Assim que novos posts forem publicados, você poderá vê-los aqui.
Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Siga
  • YouTube Social  Icon
  • Facebook Basic Square
bottom of page