Traumas na InfĂąncia: Adultos ansiosos.

đŸ€ł Vejo em redes sociais comentĂĄrios de quem apanhou (violĂȘncia fĂ­sica utilizadas por adultos com a suposta função de educar) e nem por isso deixou de ser uma pessoa de bem, ou que graças a isso se tornou uma pessoa de bem.

⚠ No entanto, isso nĂŁo significa que nĂŁo haja reflexos danosos na vida adulta. Socialmente ainda se tenta validar a violĂȘncia fĂ­sica e verbal, seja por repetição de padrĂ”es culturais ou religiosos das famĂ­lias, mas a ciĂȘncia tem apontado a relação da violĂȘncia e do ambiente conflituoso no desenvolvimento das crianças e as repercussĂ”es na saĂșde mental dos adultos.

đŸ§ đŸ‘©đŸŒâ€âš•ïž A PsicĂłloga Vanessa F. Fioresi (2017), em sua tese de pela USP, acompanhou 120 pessoas entre 26 e 42 anos. Dessas, 30 eram saudĂĄveis e 90 tinham algum tipo de transtorno de ansiedade, como ansiedade social, generalizada ou estresse pĂłs-traumĂĄtico.

📚🔎 Segundo esta pesquisa:

1. O desenvolvimento de transtorno de ansiedade generalizada estå relacionado com ambientes que invalidaram a criança, presença de humilhaçÔes constantes, bem como estupro.

2. O transtorno de estresse pĂłs-traumĂĄtico quando adultos Ă© decorrĂȘncia de vivĂȘncias infantis traumĂĄticas gerais, como desastres naturais ou presenciar violĂȘncia em seu meio.

💭 "Quando alguĂ©m passa por traumas durante a infĂąncia ou adolescĂȘncia, a pessoa passa a entender que o ambiente onde vive Ă© inseguro e se torna mais reativo a ele. Isso pode contribuir para um estado de hipervigilĂąncia e ansiedade", explicou Fioresi”.

đŸ‘‰đŸ» Para Francisco Assumpção, professor de psiquiatria da USPA, eventos banais na vida de uma criança podem se transformar em trauma e afetar a vida por muito tempo. Compreender a importĂąncia das relaçÔes e da dinĂąmica do ambiente que a criança vive Ă© fundamental para que se possa modificar dinĂąmicas familiares e sociais favorecendo o desenvolvimento saudĂĄvel do ser humano. SĂł dessa forma teremos uma sociedade mais humana, acolhedora e saudĂĄvel.

#emdr #brainspotting #terapiaEMDR #emdrbrasil #psicologia #psicoterapia #psicoterapeuta #brasileirosnoCanadĂĄ #brasileirosnojapĂŁo #brasileirospelomundo #brasileirosnoexterior #psicoterapiaonlineemportuguĂȘs #psicĂłlogadeedmr #emdrjoinvillesc

Posts Em Destaque
Posts Recentes