top of page

Traumas na Infância: Adultos ansiosos.

🤳 Vejo em redes sociais comentários de quem apanhou (violência física utilizadas por adultos com a suposta função de educar) e nem por isso deixou de ser uma pessoa de bem, ou que graças a isso se tornou uma pessoa de bem.

⚠️ No entanto, isso não significa que não haja reflexos danosos na vida adulta. Socialmente ainda se tenta validar a violência física e verbal, seja por repetição de padrões culturais ou religiosos das famílias, mas a ciência tem apontado a relação da violência e do ambiente conflituoso no desenvolvimento das crianças e as repercussões na saúde mental dos adultos.

🧠👩🏼‍⚕️ A Psicóloga Vanessa F. Fioresi (2017), em sua tese de pela USP, acompanhou 120 pessoas entre 26 e 42 anos. Dessas, 30 eram saudáveis e 90 tinham algum tipo de transtorno de ansiedade, como ansiedade social, generalizada ou estresse pós-traumático.

📚🔎 Segundo esta pesquisa:

1. O desenvolvimento de transtorno de ansiedade generalizada está relacionado com ambientes que invalidaram a criança, presença de humilhações constantes, bem como estupro.

2. O transtorno de estresse pós-traumático quando adultos é decorrência de vivências infantis traumáticas gerais, como desastres naturais ou presenciar violência em seu meio.

💭 "Quando alguém passa por traumas durante a infância ou adolescência, a pessoa passa a entender que o ambiente onde vive é inseguro e se torna mais reativo a ele. Isso pode contribuir para um estado de hipervigilância e ansiedade", explicou Fioresi”.

👉🏻 Para Francisco Assumpção, professor de psiquiatria da USPA, eventos banais na vida de uma criança podem se transformar em trauma e afetar a vida por muito tempo. Compreender a importância das relações e da dinâmica do ambiente que a criança vive é fundamental para que se possa modificar dinâmicas familiares e sociais favorecendo o desenvolvimento saudável do ser humano. Só dessa forma teremos uma sociedade mais humana, acolhedora e saudável.

Comments

Couldn’t Load Comments
It looks like there was a technical problem. Try reconnecting or refreshing the page.
Posts Em Destaque
Verifique em breve
Assim que novos posts forem publicados, você poderá vê-los aqui.
Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Siga
  • YouTube Social  Icon
  • Facebook Basic Square
bottom of page