top of page

Qual a diferença entre medo e fobia?

👉🏻 Você sabe a diferença entre medo e fobia?


😱 O medo é uma emoção que funciona como um instinto, o corpo responde com medo sempre que nos sentimos em perigo, de certa forma ele nos protege e nos mantêm atentos para lidar com situações que possam oferecer risco. Olhando por este lado ele é saudável e pode durar mais ou menos tempo, dependendo da situação e da pessoa.

💡 Enfrentar nossos medos gradualmente, pode nos ajudar a superá-los.

😫Já as fobias são medos irracionais. A fobia pode nos tornar ansiosos perante situações e objetos específicos, como por exemplo, aranhas, espaços cheios de pessoas, aviões, etc… Conforme afirma a SBIE (Sociedade Brasileira de Inteligência Emocional): “Pessoas fóbicas sentem tanto medo que evitam determinadas situações, pessoas e lugares para não se expor ao perigo. Quando expostos ao objeto causador da fobia, esses indivíduos apresentam uma série de sintomas físicos: falta de ar, taquicardia, tremedeira e ataques de pânico“.

🔎 A natureza dos medos e fobias das crianças e adolescentes vai mudando à medida que vão crescendo e se desenvolvendo.


📖💭 Segundo Juliana Sonsin, o limite entre medo e fobia está na intensidade em que eles aparecem. O medo é uma sensação de receio e ansiedade frente a uma situação de perigo, uma resposta bioquímica do corpo que funciona como um instinto de sobrevivência.


📣 Se você sente que precisa de ajuda para enfrentar seus medos e fobias, procure um psicólogo. ❤️‍


Fonte: https://www.telavita.com.br/blog/diferenca-de-medo-e-fobia/



Comments


Posts Em Destaque
Verifique em breve
Assim que novos posts forem publicados, você poderá vê-los aqui.
Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Siga
  • YouTube Social  Icon
  • Facebook Basic Square
bottom of page