top of page

Fique Atento! Casos de depressão tem aumentado no Brasil!



Um dado preocupante em nosso país é o aumento na incidência de de casos de depressão, segundo levantamentos nacionais de saúde por meio da Pesquisa Vigitel 2021, em média, 11,3% dos brasileiros relataram ter recebido um diagnóstico médico da doença.

As mulheres apresentam maior incidência (14,7%) em comparação com os homens (7,3%). A diferença entre os gêneros expõe muito da realidade do nosso país com relação a violência contra as mulheres.

Em entrevista a CNN em 26/04/22, o neurocirurgião Fernando Gomes explicou os principais sintomas associados aos quadros de depressão: “A depressão é uma doença que podemos considerar neuropsiquiátrica, crônica e que pode ser recorrente e muito mais do que tristeza. Um dos sinais acaba sendo a tendência do humor ficar muito próximo do que a gente conhece naturalmente de tristeza, de uma forma que esse traço pode se explicar por questões relacionadas ao próprio funcionamento do cérebro alterado e de neurotransmissores”.

No entanto, a depressão também pode ser decorrência de traumas, fazendo parte da Transtorno de Stress Pós-Traumático, TEPT. A psicoterapia com os métodos de EMDR e Brainspotting são eficazes no tratamento de TEPT, bem como das comorbidades deste transtorno.

Comentarios


Posts Em Destaque
Verifique em breve
Assim que novos posts forem publicados, você poderá vê-los aqui.
Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Siga
  • YouTube Social  Icon
  • Facebook Basic Square
bottom of page