Educar para autonomia: limites com afeto

👉🏻Educar não é tarefa fácil, gera angústias em mães e pais que acabam recorrendo a formas aprendidas em suas famílias de origem, se utilizando de gritos, ameaças e palmadas. Para Winnicott o desenvolvimento saudável depende de limites seguros, e estes precisam continuar existindo durante todo Ciclo Vital.


É necessário que os pais permitam que seu filho aprenda a tolerar frustrações e, que desde cedo, perceba a existência dos limites externos que ele não controla.


❔ Qual é a função dos limites ?


🔸Tem função estruturante psicológica e socialmente.

🔸Oferece a dimensão da realidade.

🔸Fornece segurança.

🔸Estabilidade.


O ser humano em seu desenvolvimento precisa que as relações estabelecidas sejam permeadas por verdade, coerência e estabilidade. De acordo com Piaget, no início do desenvolvimento a criança precisa aprender a respeitar as regras para que aos poucos possa compreender o significado dos princípios e da moralidade. A criança constrói ou não sua autonomia a partir da forma como pais e educadores se relacionam com elas e na forma como manejam as regras. É urgente que pais e educadores compreendam que gritos frequentes, palmadas, humilhações e ameaças são cientificamente comprovadas como traumatizantes.


Os limites são definidos por Piaget como sanções por reciprocidades, a criança precisa ser orientada sobre as regras, saber que tem a escolha de cumprir e ficar bem e, se não cumprir terá consequências, sendo que estas têm a função de educar e não castigar. É natural que a criança teste os limites, mas se eles forem mantidos com estabilidade e coerência aos poucos se tornam naturalmente a forma de se relacionar da criança.


Os pais precisam compreender que educar não é algo instintivo é necessário compreender o desenvolvimento dos filhos e, que tenham claro a função da família na vida futura dos filhos. Na base da construção da disciplina e da colocação do limite, está o afeto e o legítimo interesse pelo outro. Educar com base no amor, na verdade, na coerência e na estabilidade é a forma mais assertiva para que os filhos sejam adultos íntegros, saudáveis e capazes de viver de forma produtiva em sociedade.


#psicoterapia #educarcomlimiteseafeto

Posts Em Destaque
Posts Recentes