top of page

A Dança Cerebral das Prioridades: O que é prioridade para o cérebro?

Você já parou para se perguntar por que o nosso cérebro parece ter uma inclinação natural para focar no negativo? Vamos explorar essa intrigante faceta do funcionamento cerebral!

Estudos revelam que nosso cérebro tem uma habilidade peculiar: detectar o que é negativo de forma incrivelmente rápida. Expressões de pavor, por exemplo, são notadas muito mais prontamente do que as de felicidade ou indiferença. O culpado dessa rápida detecção? A amígdala cerebelar, uma área do cérebro que assume o palco quando se trata de reações emocionais intensas (Yang, Zald e Blake, 2007).

Imagine esse processo como uma espécie de radar interno, sintonizado para captar sinais de perigo. É uma característica evolutiva que nos serviu bem em tempos antigos, quando identificar ameaças de forma rápida significava sobreviver.

No entanto, em um mundo moderno, essa inclinação para o negativo pode ter consequências interessantes em como percebemos o mundo ao nosso redor. As más notícias podem se destacar mais do que as boas, e é como se nosso cérebro fosse um mestre na arte de priorizar o que pode nos ameaçar.

Mas, calma, não estamos totalmente à mercê desse viés negativo! Conhecer essa tendência pode nos ajudar a equilibrar nosso foco e valorizar as experiências positivas, mesmo quando o cérebro quer pender para o lado sombrio.

A psicoterapia pode lhe auxiliar a compreender mais sobre como esse processo ocorre e você pode desenvolver ferramentas para lidar de forma positiva com essa tendencia natural do seu cérebro, você pode estar no comando.

Então, que tal desafiar esse padrão cerebral e direcionar nossa atenção também para o positivo? 💡✨ #CérebroeEmoções #NegativoVsPositivo #AmígdalaCerebelar 🧠


Posts Em Destaque
Verifique em breve
Assim que novos posts forem publicados, você poderá vê-los aqui.
Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Siga
  • YouTube Social  Icon
  • Facebook Basic Square
bottom of page