top of page

Disciplina é liberdade



Disciplina é liberdade! Essa frase contida na música de Renato Russo sempre me chamou atenção, afinal contrastava com a ideia de que a disciplina ligada a tudo que nos limita. O contexto sócio e histórico que envolveu minha adolescência e juventude trazia muito forte a concepção da disciplina como sinônimo de repressão, de coerção, de medo e aniquilação da liberdade. Mas, o que fez Renato Russo contemporâneo a tudo se expressar dessa forma? Bom, digamos que é preciso compreender que a disciplina individual não pode ser ditada por uma ordem externa, isso é contraria a noção de autonomia, o poder que está em si.





A disciplina que não queremos e resistimos normalmente é aquela que se impõe sem direito a escolha, o ter que fazer sem espaço para reflexão ou questionamento. É claro que uma criança não tem condições de fazer escolhas conscientes, devido a sua imaturidade emocional e cognitiva, ela precisa ser orientada, mas precisa ser guiada de uma forma a desenvolver sua capacidade de aprender a fazer escolhas e compreendendo que suas escolhas possui consequências.

Sem disciplina em nosso cotidiano não conseguimos produzir com eficiência. Os grande vencedores trazem como marca do seu sucesso a disciplina. Dessa forma quando desejamos ser vencedor, quando desejamos realizar uma vida com propósito é preciso compreender que a disciplina nos trará a liberdade necessária para nos dedicarmos ao que realmente interessa.

A ausência da disciplina nos deixa preso nas armadilhas do imprevisto, somos jogados de uma solicitação a outra no dia a dia e acabamos nos perdendo nessa dinâmica improdutiva. Mas, talvez você se pergunte seria necessário essa disciplina com relação ao trabalho?

Será um enorme equívoco se você tentar disciplinar-se apenas com relação ao seu trabalho, esse é um erro cometido por muitos, então o sucesso profissional vem, mas o caos da vida pessoal, ou das condições de saúde acabará em algum momento invadindo a sua realidade. Então, o caminho é compreender o ser integral que és, e colocar a sua vida dentro de uma dinâmica de disciplina que traga organização e reflita o respeito por todos os aspectos da sua vida.

* Caso você deseje ajustar sua rota neste início de 2019, tenho um curso para lhe ajudar a busca essa disciplina. Lembre-se disciplina é liberdade, liberdade para você realizar seu potencial, para superar seus bloqueios e poder ter uma vida que possa condizer com o que desejas e, não mais como algo inatingível.

Posts Em Destaque
Verifique em breve
Assim que novos posts forem publicados, você poderá vê-los aqui.
Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Siga
  • YouTube Social  Icon
  • Facebook Basic Square
bottom of page