top of page

E se diante da crise você simplesmente mudar?



As crises econômicas podem ser devastadoras, no Brasil estamos vivendo o auge desta crise. Os dados não são animadores, a taxa de desemprego atingiu 13,3% no trimestre encerrado em fevereiro, segundo dados do IBGE. Dessa forma temos hoje cerca 13,5 milhões de pessoas desempregadas, um aumento de 1,4 milhão em relação a novembro de 2016. E, se você faz parte desta estatística com certeza passou por um momento de impacto, e pensou agora o que vou fazer? Na psicologia sabemos que esta situação pode ser considerada um evento traumático, que dependendo da capacidade de resiliência de cada um pode trazer repercussão por um longo período de tempo. A resiliência é a capacidade de podermos enfrentar situações difíceis, mantendo uma atitude de esperança e saúde mental, essa capacidade difere de acordo com nossa história de vida, da qualidade de relacionamento que estabelecemos desde a infância. Então como você reagiria diante de uma demissão como você reage ou reagiu? Tudo bem é natural que você tenha ficado assustado, com raiva e confuso, como se tudo ficasse fora do ar. No entanto, passado o primeiro impacto, o que você fez? Hum... espero que não tenha permitido que seus pensamentos pessimistas tomassem conta de você, criando e recriando cenários tenebrosos com relação ao futuro. Ao fazer isso inicia um processo de auto boicote, fazendo seu cérebro produzir o neuro hormônio noradrelina que coloca seu corpo em estado de alerta, isso não permite que você consiga encontrar alternativas para sua situação.

Para ativar sua capacidade de superação é importante você mudar essa forma de lidar com a situação. Mude, ative sua resiliência. Como? Vou lhe dar algumas dicas. Sim há muito atitudes que você pode adotar.

1. Pare e observe como estão seus pensamentos. 2. Identifique os pensamentos são repetitivos. 3. Lembre-se você não é seus pensamentos. Eles são resultados de sua história de vida. Você é sua consciência, essa é a capacidade de você perceber seus próprios pensamentos. 4. E, agora busque alimentar seus pensamentos com boas músicas, boas leituras, boas imagens. 5. Se permita primeiro se acalmar.


Depois chegará a hora de se recriar... E, esse será tema do nosso próximo texto.

Posts Em Destaque
Verifique em breve
Assim que novos posts forem publicados, você poderá vê-los aqui.
Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Siga
  • YouTube Social  Icon
  • Facebook Basic Square
bottom of page